Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste

LEGISLATIVO ENTREGA TÍTULOS DE CIDADÃO

Comendas foram outorgadas a Ulisses Chiavelli, Ailton José da Silva, Antonio Proença, Antonio Lamarca, Alexandre Pedroso, Robson Bacellar, Jean Polano, Sérgio Sclearuc e Cícero Alves. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade

Em cumprimento aos decretos legislativos 1.230,1.232, 1.233, 1.240, 1.253, 1.255,1.258, 1.259 e 1.261, a Câmara Municipal de Guarujá realizou na noite desta quinta-feira (29/11) solenidade oficial de entrega de 'títulos de cidadão' a oito munícipes que tiveram os nomes chancelados pelo plenário da Casa de Leis para receberem tal comenda.
 
Trata-se da mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Guarujá, destinada a pessoas que, embora não nascidas na Cidade, são motivo de orgulho ao povo guarujaense.
 
Os homenageados foram: Ulisses Chiavelli Costa, Ailton José da Silva, Antonio Alves Proença, Antonio Lamarca, Alexandre Pedroso, Robson Corrêa Bacellar, Jean Polano, Sérgio Sclearuc Carneiro e Cícero Alves da Cruz.
 
Abaixo seguem os perfis de cada um deles e os autores das respectivas indicações. Para ter acesso às fotos, clique: https://bit.ly/2PSAOL3
 
ULISSES CHIAVELI COSTA - Nascido em 31/08/1969, no município de Oswaldo Cruz/SP, Ulisses Chiaveli Costa, tem uma longa trajetória de vida na área da comunicação. Ele é considerado um dos maiores narradores esportivos do País. Começou a carreira em 1984, como sonoplasta na Rádio Clube de Oswaldo Cruz. Dois anos depois, foi convidado a integrar a equipe da Rádio Diário de Presidente Prudente e, posteriormente, da Rádio Cidade Prudente.
 
Em 2000, participou da equipe da Rádio Globo de São Paulo, narrando os jogos dos campeonatos brasileiros, a Copa do Mundo, a Libertadores da América e a Fórmula 1. Além disso, foi um dos locutores da TV Bandeirantes e Rádio Bandeirantes na Copa do Mundo em 2014 e nas Olimpíadas 2016. Atualmente, narra jogos de futebol pela Rádio Bandeirantes e pela Band, participando também dos programas “Jogo Aberto” e “Os Donos da Bola”.
 
Quando um jogador efetua uma jogada muito ruim, ele solta a frase: "mas o que que é isso?". Também é criador de bordões famosos, como: “bochecha na rede”; “se a bola rola, deixa ela rolar” e “meu queriiiiiiiiiiiiiiiidooooooooo”. 
 
Ulisses é um grande admirador da Pérola do Atlântico, a quem considera a sua 'segunda casa'. A iniciativa de homenageá-lo partiu do vereador Juninho Eroso e teve a aprovação de todos os 17 vereadores.
 
 
AILTON JESUS DA SILVA - Nascido em 22/10/1974, em Ipiaú/BA, Ailton Jesus da Silva, mais conhecido como 'Chef Brown', tem uma história de superação intimamente ligada à Pérola do Atlântico. Ainda na infância, na Bahia, começou a trabalhar para contribuir com o sustento da família. Em 1989, mudou-se para São Paulo em busca de uma de vida melhor, chegando a Guarujá nos início da década de 1990. 
 
Aqui, vendia água na praia e nos semáforos e recolhia latinhas e recicláveis para garantir o pão de cada dia. Mas, graças a seu esforço pessoal, soube aproveitar as oportunidades que lhe foram concedidas e tornou-se um profissional da culinária de sucesso, reconhecido nacionalmente.  
 
A chance veio através de um curso, num centro comunitário da mantido pela Prefeitura de Guarujá. Foi a partir daí que “Chef Brown” iniciou sua carreira culinária como ajudante de cozinha. 
 
Hoje, passadas quase três décadas, aquele que um dia almejava apenas comer pão, hoje os produz e, mais que isso, ainda ensina as pessoas a serem sustentáveis e buscarem condições de não passarem pelas mesmas aflições que viveu.
 
A iniciativa de homenageá-lo partiu do vereador Naldo Perequê e teve a aprovação de todos os 17 vereadores.
 
 
ANTONIO ALVES PROENÇA - Nascido em Portugal, em 15 de junho de 1949, Antônio Alves Proença  chegou ao Brasil aos 26 anos de idade. Aqui, trabalhou em vários comércios de São Paulo e de Santos, até que decidiu apostar no seu espírito empreendedor, ao inaugurar uma lanchonete, na região do Ferry Boat. 
 
De lá para cá, não parou mais. Inaugurou uma mercearia, outras duas lanchonetes, duas padarias, uma choperia, uma pousada e, ainda, um hotel - tudo, sempre em Guarujá, cidade que ele tem imensa paixão e orgulho por tudo o que aqui conquistou.
 
Trabalhador, empreendedor, ousado, visionário, obstinado, Antonio tem histórico de vida baseado em sempre valorizar nosso Município. Daí justamente o motivo da homenagem, que partiu do vereador Raphael Vitiello e teve a aprovação de todos os 17 vereadores.
 
 
ANTÔNIO LAMARCA - Nascido em 19 de dezembro de 1950, em Roma, na Itália, Antônio Lamarca veio para o Brasil aos três anos de idade. Em 1972, começou sua carreira na Lopes Consultoria de Imóveis, em São Paulo, onde adquiriu larga experiência profissional. Em 1980, mudou-se para Guarujá, em princípio, para comercializar o lançamento do Boulevard Center, na Praia de Pitangueiras. Mas logo resolveu ficar de vez na Cidade e, aqui, concretizar seus objetivos. 
 
No ano de 1990, inaugurou a Lamarca Imóveis, acreditando no potencial de nossa região. Hoje, já são 38 anos de atuação em Guarujá, sempre acreditando que o trabalho, a honestidade e a persistência são ingredientes fundamentais para a realização de seus objetivos.
 
Por seu trabalho e brilhante carreira, como empreendedor, gerador de empregos e, acima de tudo, um apaixonado por Guarujá, é que o vereador Raphael Vitiello o indicou para receber a comenda, que teve a aprovação de todos os 17 vereadores locais.
 
 
ALEXANDRE PEDROSO - Nascido em 27 de abril de 1968, em Itaú de Minas/MG, Alexandre Pedroso chegou a Guarujá em meados dos anos 90 e, aqui, fez sua nova morada. Médico ortopedista, dono de invejável currículo, buscou na Medicina sua proposta de vida, formando-se pela Universidade Severino Sombras, de Vassouras/RJ, em 1992. 
 
Em Guarujá, atuou inicialmente no Hospital Santo Amaro como clínico geral. No entanto, ávido em buscar novas oportunidades, passou a dedicar-se, ainda mais, aos estudos. Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de Santos; cursou monitoria em Biofísica e, também, em Propedêutica Médica.
 
Paralelamente a isso, sempre manteve presença voluntária nas comunidades mais carentes da Cidade, atendendo a inúmeros chamados da população. 
 
Por isso, a iniciativa de homenageá-lo, que partiu do vereador Wanderley Maduro, e teve a aprovação de todos os 17 vereadores.
 
 
ROBSON CORRÊA BACELLAR - Nascido em Mauá, no dia 11 de maio de 1972, Robson Corrêa Bacellar é eletricista por profissão e pastor por vocação. Ainda muito cedo, envolveu se ativamente na vida social da igreja Assembleia de Deus. Fez curso
teológico pelo SEAD (Seminário Teológico da Assembleia de Deus) e, daí em diante, passou a auxiliar nos departamentos da igreja e posteriormente se tornou um líder.
 
Aos 25 anos, assumiu ao pastoreio da igreja em que foi criado, e desde então vem labutando no serviço de resgate de vidas. Há quase 13 anos desenvolve, junto de sua família, projetos sociais que incluem
alfabetização, padaria artesanal, musicalização infantil e juvenil, distribuição de alimentos, calçados e roupas, evangelização em presídios, visitas em hospitais e abrigos, casas de recuperação, além dos projetos Dorcas e Bom Samaritano.
 
Representou a Pérola do Atlântico na Convenção Nacional das Assembleias de Deus Madureira (CONAMAD), nos Estados Unidos, em 2015, buscando sempre o desenvolvimento de nossa amada cidade de Guarujá. A iniciativa de homenageá-lo partiu do vereador Pastor Sargento Marcos e teve a aprovação de todos os 17 vereadores.
 
 
JEAN POLANO - Nascido em São Paulo, no dia 13 de abril de 1976, Jean Polano é empresário e morador de Guarujá desde 1996, quando abriu sua primeira loja, a Zonalivre Guarujá, na Praia da Enseada, gerando empregos e estimulando o comércio local. O sucesso veio rápido e, pouco tempo depois, inaugurou aqui mais duas lojas: a Zonalivre Baby, em 1999, e a Zonalivre Toy, em 2001. 
 
Nos anos seguintes, resolveu expandir ainda mais seus negócios, desta vez, para o segundo maior polo comercial da Baixada Santista, que é Vicente de Carvalho, onde implantou mais uma unidade da Zonalivre. Mais tarde, foi a vez de inaugurar a unidade da Av. Adhemar de Barros e da Av. Dom Pedro I.
 
Atualmente, as lojas Zonalivre empregam quase 100 funcionários, de forma direta, e mais de 300, de forma indireta, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico de nossa Cidade. Daí o motivo da homenagem, que foi proposta pelo vereador Sérgio Santa Cruz, e aprovada por todos os 17 vereadores.
 
 
SÉRGIO SCLEARUC CARNEIRO - Nascido em São Paulo, no dia 7 de janeiro de 1966, o médico Sérgio Sclearuc Carneiro é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1991. Atuou inicialmente no Exército Brasileiro, onde conquistou grande experiência para sua profissão. Depois fez residência médica em Cirurgia Geral, no Hospital Bonsucesso, no Rio de Janeiro e, também, em Oncologia Cirúrgica, no Instituto Nacional do Câncer, entre 1995 e 1998. 
 
Após adquirir vasta experiência em oncologia, retornou à Baixada Santista e, em 1998, iniciou seus trabalhos na cidade de Guarujá, no Hospital Santo Amaro, onde até hoje realiza atendimentos e cirurgias em pacientes com câncer e é chefe do setor de oncologia, reconhecido por muitos em nossa cidade e admirado por seus pacientes que são atendidos com atenção e carinho.
 
Por isso o motivo da homenagem, que foi proposta pelo vereador Luciano Tody e teve a aprovação de todos os vereadores locais.
 
 
CICERO ALVES DA CRUZ - Nascido em 26/11/1981, em Iguatu/CE, Cícero Alves da Cruz foi criado pela avó com muita dificuldade, pois não tinha recursos financeiros. A roça era sua única opção para sobreviver e manter o lar. Mesmo com inúmeras dificuldades, nunca deixou de estudar e sonhava de viajar para São Paulo para conquistar um futuro melhor.
 
Em 2006, com 25 anos de idade, não podia mais esperar a sorte no Estado do Ceara. Assim, deixou sua avó com muito aperto no coração e viajou em direção a São Paulo. Chegando aqui, pegou um ônibus em direção a Guarujá para desbravar um futuro que era incerto, mas que era sua única esperança.
 
Enfrentou serias dificuldades aqui, porém recebeu uma oportunidade para trabalhar como pintor e ajudante de pedreiro em algumas obras na cidade. Como sempre gostou de estudar, dedicou-se firmemente nisso, até tentar a sorte em um concurso público da Prefeitura Municipal de Guarujá e conquistar vaga de Agente Comunitário de Saúde.
 
Há 10 anos ele atua na USAFA do Perequê, atendendo sempre com muito profissionalismo os munícipes, sempre com um olhar humanístico e social.
 
Mesmo com esta grande conquista, resolveu paralelamente continuar estudando e se inscreveu no vestibular de Direito, da Universidade UNAERP, onde foi aprovado. Foram cinco anos de muitos sacrifícios, até se formar bacharéu, em 2016, e um ano depois, conquistar a carteira profissional da OAB.
 
Em razão de toda sua trajetória de luta e superação, foi indicado pelo vereador Naldo Perequê a receber o título de cidadão guarujaense, tendo o nome aprovado por todos os 17 vereadores.

 


Publicado em: 29 de novembro de 2018

Publicado por: ASSESSORIA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na tarde desta quarta-feira, 03, a Câmara de Guarujá, através de sua Escola do Legislativo, recebeu o psiquiatra e palestrante, dr. Strauss Vasconcelos, para discutir a importância da conscientização e do diagnóstico precoce do chamado Transtorno...
Na tarde desta quarta-feira, 03, a Câmara de Guarujá, através de sua Escola do Legislativo, recebeu o psiquiatra e palestrante, dr. Strauss Vasconcelos, para discutir a importância da conscientização e do diagnóstico precoce do chamado Transtorno...
A Câmara Municipal de Guarujá realizará hoje, dia 21 de março, a Sessão Solene de entrega do Diploma "Marlene Maria dos Reis Rodrigues".O evento ocorre em cumprimento ao Decreto Legislativo n° 905/2009, em comemoração ao Dia Internacional das Mulh...
O Espaço Cultural Vereador Alberto Marques, da Câmara Municipal de Guarujá recebeu na última segunda-feira (04), a exposição "Exploração da Imagem" do artista e professor do Município, Silvio Roberto. Aberta ao público, a exposição conta com telas...
O Espaço Cultural Vereador Alberto Marques, da Câmara Municipal de Guarujá recebeu na última segunda-feira (04), a exposição "Exploração da Imagem" do artista e professor do Município, Silvio Roberto. Aberta ao público, a exposição conta com telas...
A Câmara Municipal de Guarujá realizou duas Audiências Públicas nos dias 5 e 6 de março (terça e quarta-feira) para debater o Projeto de Lei Complementar nº 019/2023, que estabelece o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município, e o Proje...
A Câmara Municipal de Guarujá receberá mais duas Audiências Públicas na semana que vem. Nos dias 5 e 6 de março (terça e quarta-feira), a partir das 10 horas, serão debatidos o Projeto de Lei Complementar nº 019/2023, que estabelece o Plano Direto...
A Câmara Municipal de Guarujá receberá as primeiras Audiências Públicas de 2024 essa semana, ambas do Poder Executivo.Na quarta-feira, dia 28, a partir das 10 horas, a demonstração e avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de...
A Câmara Municipal de Guarujá receberá as primeiras Audiências Públicas de 2024 essa semana, ambas do Poder Executivo.Na quarta-feira, dia 28, a partir das 10 horas, a demonstração e avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de...
A Câmara Municipal de Guarujá realizará na noite desta quarta-feira (13), uma Sessão Solene, especialmente convocada para cumprir os temos do Decreto Legislativo Nº 23/74, para entrega de Título de Cidadão de Guarujá à 17 homenageados. A solenidad...



© Copyright 2024 Sino Informática. Todos os direitos reservados.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!